Benefícios da Manga

Desvende o potencial nutritivo da manga e entenda por que esta fruta é importante na sua alimentação.

  • Para o intestino, fibras. 
  • Para as células, antioxidantes. 
  • Para o cérebro, vitaminas do complexo B.

Benefícios da MangaReza a lenda que os escravos do período colonial brasileiro eram grandes apreciadores da manga. Mesmo obrigados pelos senhores de engenho a seguirem uma dieta restritiva, os trabalhadores africanos sempre davam um jeitinho de complementar suas refeições a partir da mistura da fruta com leite - alimentos muito disponíveis nas fazendas brasileiras da época. O hábito de consumir esta poderosíssima vitamina se tornou tão frequente entre os escravos que, para combatê-lo, os senhores de engenho passaram a dizer que a combinação dos dois alimentos era prejudicial ao organismo. O mito ganhou força e a inclusão da fruta no cardápio começou a ser vista com cautela não apenas pela sociedade colonial, como também por tantas outras que vieram depois.

Por isso, não estranhe se seus avós e familiares mais antigos ainda o aconselharem a fugir deste alimento em certos momentos do dia ou a evitá-lo em algumas combinações. Crenças assim perduraram ao longo de muitas gerações e só recentemente começaram a cair por terra. Hoje, com a ajuda da ciência, comprovou-se aquilo que nossos antecessores pareciam já saber por volta do século 17, época em que as primeiras mangueiras trazidas da Índia começaram a florescer em território nacional: mais que um alimento saboroso, a manga tem altíssimo valor nutritivo e um grande potencial terapêutico.

Tudo isso, é claro, oferecendo ainda uma vantajosa relação de custo-benefício no que diz respeito à quantidade de calorias e gorduras. Embora muitos ainda a acusem de ser "engordativa" (outro mito comumente associado à manga), a verdade é que, neste quesito, ela está bem próxima de outras frutas. "Uma fatia média de manga com aproximadamente 90 gramas tem 57,6 calorias e 0,27 gramas de gordura", afirma a nutricionista. Para efeito de comparação, basta saber que uma maçã possui 56,7 calorias e 0,18 gramas de gordura, enquanto uma fatia de melão com aproximadamente 90 gramas tem 26,1 calorias e 0 grama de gordura. A variação, aparentemente alarmante, não dá à manga o título de gordurosa. "Assim como as demais frutas, ela é pobre em gorduras", diz a especialista.

A manga é rica em vitamina C, nutriente com ação antioxidante que reduz o risco de infecções e estimula a cicatrização

Tags: manga, benefícios, vitaminas, complexo b

Compartilhe